Logotipo da Dorinateca - Link para Home
Aumentar a fonte Diminuir a Fonte
Muda contraste.



Cadastrar-se | Esqueci a senha
Você conhece a Rede Nacional de Leitura Inclusiva?
Autor: Leitura Inclusiva
Data: 24/10/2016

Você sabia que desde 2013 a Fundação Dorina mobiliza a Rede Nacional de Leitura Inclusiva? Esta é uma iniciativa que trabalha com a perspectiva da garantia do direito à informação da pessoa com deficiência e a promoção de uma sociedade mais inclusiva. Para nós da Fundação Dorina, a informação vai além de fornecer livros acessíveis. É importante formar e fortalecer os profissionais que atuam na leitura e acesso à informação para que eles se tornem importantes agentes de transformação.

Hoje, a rede está atuante em 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal. Destes, 21 já tiveram Encontros Estaduais de Leitura Inclusiva promovidos pelos GTs - Grupos de Trabalho regionais, formados por organizações, profissionais da leitura e pessoas com e sem deficiência que incentivam a leitura pelo Brasil. Neste sentido, a Rede de Leitura propõe a multiplicação do conhecimento e da informação, capilaridade e empoderamento das organizações participantes. É importante ressaltar que este trabalho é incentivado em mais de 170 instituições que se articulam em prol da leitura inclusiva.

São 21 grupos de trabalho em atividade pelo País, e nestes grupos são planejadas ações conjuntas tendo como temas o livro, a leitura e o acesso à informação para todos como direito humano, bem como a promoção e organização de ações e encontros locais ou regionais. Com uma rede atuante em todo o Brasil, mais pessoas praticam a inclusão, aumenta-se o acesso à cultura, educação e informação e tudo isso com o objetivo de convivermos em uma sociedade cada vez mais igualitária.

Reconhecimento                                                                                                                                                                               Em 2015 o projeto Rede Nacional de Leitura Inclusiva recebeu menção honrosa no “Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo”, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Em 2016, aconteceu um grande encontro com representantes dos GTs marcou a consolidação a Rede Nacional de Leitura Inclusiva.

Apoio                                                                                                                                                                                                       A Rede Nacional de Leitura Inclusiva é formada com apoio do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e as organizações patrocinadoras, nos projetos diretos e indiretos: “Ler, Incluir e Transformar”, “Coleção Diferenças”, “Leitura em Todos os Sentidos”, ”Biblioteca sem Fronteiras – Dorinateca”, “Redes do Saber”, “Semeando a Leitura” e “Coleção Regionais”.

Quer saber mais?
Se você é um profissional e quer fazer parte, dê uma olhada no blog colaborativo da Rede Nacional de Leitura Inclusiva, e procure um grupo de trabalho na sua cidade! A sua participação é muito importante para aumentar essa rede!

Para as pessoas com deficiência, procurem instituições em sua cidade, ou entre em contato por e-mail [email protected] para saber qual o local que faz parte da rede.

 

Criado e desenvolvido por Eduardo Perez e Pedro Milliet, Results Ltda. © Fundação Dorina Nowill para Cegos. 2015 - 2024 ||| Logotipo do DAISYLATINO.