Logotipo da Dorinateca - Link para Home
Aumentar a fonte Diminuir a Fonte
Muda contraste.



Cadastrar-se | Esqueci a senha
Dicas importantes para quem vai prestar a prova do Enem!
Autor: Biblioteca Fundação Dorina Nowill para Cegos
Data: 14/10/2016

O dia de prestar a prova do Enem está se aproximando. É a oportunidade para várias pessoas conseguirem uma boa nota na prova para disputar vaga em universidades, ou também conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.

Segue as algumas informações importantes antes da prova e dicas para você ficar atento também no dia de prova! Boa Sorte!!

1) Cartão de Confirmação:
O cartão de confirmação de inscrição estará disponível para impressão na Página do Participante, com as seguintes informações:
- número de inscrição;
- data, hora e local de realização das provas;
- indicação do(s) atendimento(s) especializado(s) e/ou do(s) atendimento(s) específico(s), devidamente solicitado(s) no ato da inscrição, quando for o caso;
- opção de língua estrangeira; e
- solicitação de certificação, quando for o caso.
Para obter o cartão, o participante deve acessar o endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante. É preciso informar CPF e senha.

2) As provas:
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação.
Confira os dias das provas:
5 de novembro de 2016 (sábado)
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e;
-  Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).
Tempo para as provas: 4 horas e 30 minutos.
6 de novembro de 2016 (domingo)
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);
- Redação e;
- Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para as provas: 5 horas e 30 minutos.

3) No dia da prova
Acorde com antecedência para sair com calma de casa, para que haja uma margem de erro caso haja problemas no percurso. E mais importante: preste muita atenção nas recomendações do MEC a respeito do horário de fechamento dos portões e início da prova. Estados que não estão no horário de verão e possuem fusos diferentes precisam se orientar de acordo com as 13h no horário de Brasília.
Os portões de acesso são abertos às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário de Brasília), já que é proibida a entrada após o fechamento dos portões.
Depois que os portões fecharem, às 13h, uma série de procedimentos de segurança é realizada. As provas têm início às 13h30.
IMPORTANTE!
- Verifique com antecedência, na Página do Participante, a validação da inscrição e o local de realização das provas.

4) Documentos
Um dia antes, deixe separado tudo que será necessário no dia seguinte, para que não haja correria na manhã do exame. Os itens imprescindíveis são a caneta preta, de corpo transparente, e um documento oficial com foto. Atenção: documentos em mal estado ou sem foto não serão aceitos. No site do Enem, há uma relação com todos os documentos que serão aceitos pelos fiscais. Em caso de roubo ou furto, o candidato pode levar o boletim de ocorrência atestando a ausência dos documentos.
 
5) Local de prova
O INEP já divulgou aos candidatos os locais onde as provas serão realizadas. E o dia da prova não é o ideal para descobrir qual é ou onde fica a escola ou faculdade onde será realizado o exame. Visite o local com antecedência e calcule quanto tempo é necessário para chegar até lá. Além disso, saia com tranquilidade, já que trânsito não é desculpa para entrar após o horário.
 
6) Caneta preta
Esqueça lápis, lapiseira, borracha ou caneta azul. De acordo com o edital do Enem, os candidatos só podem levar consigo canetas de tinta preta para realizar a prova. Mas não é qualquer uma não: elas também precisam ter o corpo transparente, de forma que o fiscal possa enxergar o interior da caneta.

7) Adereços
Aproveite o dia do exame para oxigenar suas belas madeixas e deixe o boné em casa, assim como outros itens de chapelaria como gorros e toucas, que são proibidos no dia do exame. Outra coisa importante é a respeito de relógios, que também não podem ser utilizados pelo candidato na hora da prova.

8) Comidas pesadas
Comer aquela feijoada maravilhosa na noite anterior, aproveitar um super café da manhã com ovos e bacon, e devorar um churrasco grego antes de entrar para fazer o Enem podem ser a receita perfeita para tirar nota 10 em dor de barriga. Faça refeições equilibradas antes do exame e leve para a sala de prova água e um lanche leve, como barra de cereais e chocolate.
 
9) Não estude na véspera
Depois de meses se preparando para o exame, enfiar a cara nos livros e estudar horas a fio poucas horas antes do exame não é uma boa receita. Além de aumentar a ansiedade, isso pode acabar tirando horas preciosas de sono e descanso, que podem fazer a diferença no momento da prova.
 
10) Durma bem
A véspera da prova não é o momento certo para assistir àquela maratona de séries ou passar a noite em claro jogando com os amigos, mesmo que seja para relaxar. Durma cedo, na véspera das duas provas, para conseguir acordar bem para enfrentar a bateria de perguntas que vem pela frente.

11) Relaxe e divirta-se na véspera
Use o tempo da véspera para fazer atividades prazerosas como ler, jogar videogames, ou sair  com os amigos - sem exagerar e voltar tarde, claro. Como o ano foi bastante puxado na rotina de estudos, e todo conteúdo já está fixado, dê essa folga a você mesmo e vá bastante tranquilo na hora de responder as questões.

12) Nada de selfies
Fazer tudo direitinho o ano todo e ser eliminado porque fez uma selfie na sala de prova é marcar muita bobeira, certo? Tirar fotos, seja da prova, do cartão de respostas ou de si mesmo dentro da sala acarreta em eliminação do Enem, e o MEC faz monitoramento de redes sociais para encontrar candidatos que estão burlando as regras. Se estiver com o celular, coloque o aparelho dentro da sacola, embaixo da carteira, e se preocupe apenas com o gabarito.

fonte:http://g1.globo.com/educacao/enem/2014/noticia/2014/11/falta-1-dia-para-o-enem-veja-10-dicas-para-nao-estragar-sua-prova.html
http://enem2017.com.br/enem-2017-novidades-regras-dicas/
http://enem.inep.gov.br/dicas.html

Criado e desenvolvido por Eduardo Perez e Pedro Milliet, Results Ltda. © Fundação Dorina Nowill para Cegos. 2015 - 2017 ||| Logotipo do DAISYLATINO.