Logotipo da Dorinateca - Link para Home
Aumentar a fonte Diminuir a Fonte
Muda contraste.



Cadastrar-se | Esqueci a senha
Saiba mais sobre audiodescrição
Autor: Biblioteca online
Data: 19/06/2018

Você, ledor ou ledora, já deve ter reparado que os livros do nosso acervo têm uma descrição da capa e de outras imagens que podem existir ao longo das páginas. Esse recurso é chamado de audiodescrição (ou AD) e é a tradução de imagens em palavras para pessoas com deficiência visual.

A AD serve para imagens estáticas, como fotos e ilustrações, e para imagens em movimento, como num filme ou programa de TV. Com a Portaria nº188, de 2010, o Ministério das Comunicações incumbiu as emissoras de TV aberta a inserir gradualmente o recurso de AD em uma parcela crescente da programação. Aos poucos, o recurso também chega a outras esferas, como a peças teatrais e às salas de cinema.

Assim como a literatura e o cinema se confundem, portanto, a acessibilidade também pode ir dos livros às telonas! Confira aqui um vídeo com audiodescrição, sobre os livros da Coleção Regionais da Fundação Dorina. 

Criado e desenvolvido por Eduardo Perez e Pedro Milliet, Results Ltda. © Fundação Dorina Nowill para Cegos. 2015 - 2024 ||| Logotipo do DAISYLATINO.