Logotipo da Dorinateca - Link para Home
Aumentar a fonte Diminuir a Fonte
Muda contraste.



Cadastrar-se | Esqueci a senha
ACERVO - INFORMAÇÕES DO LIVRO
JUSCELINO KUBITSCHEK: O PRESIDENTE BOSSA NOVA
Autor: COHEN, MARLEINE (COORD)
Editora: Globo
Categorias: Literatura - Brasileira - Biografia
Palavras-chave: Kubitschek, Juscelino, 1902-1976, Presidentes - Brasil - Biografia, Brasil - Política e governo - 1956-1961
Nª de Páginas: 309 - Data: 2005 - Local: São Paulo

Sumário: O livro reconstitui a vida de Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976), primeiro presidente brasileiro eleito democraticamente que terminou o seu mandato na história da República. E, mais do que isso, a obra traça o panorama político, social e cultural de uma época em que o Brasil vivia uma onda de entusiasmo com seu futuro. Juscelino será sempre lembrado pelo seu empreendedorismo em relação à construção de Brasília e pela resistência pacífica às tentativas de deposição arbitrária que sofreu durante seu mandato. Habituados à lembrança do estadista, os leitores se surpreenderão com os detalhes sobre sua vida pessoal. É o retrato de um homem simples, filho de um caixeiro-viajante vítima da malária e de uma professora, nascido na provinciana Diamantina do início do século XX. O "presidente bossa-nova"", como ficou conhecido durante seu mandato pelo sorriso e pelo trato ameno, passou uma infância de garoto pobre de interior. O homem que propôs - e executou - "cinqüenta anos em cinco" era o mesmo que gostava de dançar, preferia a comida da roça, amava as coisas simples da vida, as serestas e os aviões. A ascensão na política foi proporcional à atitude modernizante e corajosa que assumiu desde os tempos de prefeito de Belo Horizonte, passando depois pelo governo de Minas, até chegar ao Catete e finalmente ao Palácio do Planalto, na recém-construída Brasília.
Criado e desenvolvido por Eduardo Perez e Pedro Milliet, Results Ltda. © Fundação Dorina Nowill para Cegos. 2015 - 2024 ||| Logotipo do DAISYLATINO.