Logotipo da Dorinateca - Link para Home
Aumentar a fonte Diminuir a Fonte
Muda contraste.



Cadastrar-se | Esqueci a senha
ACERVO - INFORMAÇÕES DO LIVRO
A ODISSEIA DE HOMERO
Autor: LOURENÇO, FREDERICO
Editora: Companhia das letras
Categorias: Literatura - Estrang. - Infanto-juvenil, Mitologia
Palavras-chave:
Nª de Páginas: 296 - Data: 2012 - Local: São Paulo

Sumário: Não é à toa que, depois da Bíblia, a Odisseia é o livro mais influente na história da literatura ocidental. Datada do século VIII a.C., o tema do retorno ao lar, os personagens tão bem constituídos e cada um dos obstáculos superados por Ulisses continuam cativando leitores, sejam eles experientes ou iniciantes.
E foi pensando justamente nesse público jovem, que ainda está experimentando as possibilidades da leitura e delineando o gosto literário, que Frederico Lourenço decidiu trazer o texto poético de Homero para a linguagem mais acessível da prosa, sem, no entanto, desconsiderar as particularidades do texto grego que lhe conferem esse encanto imbatível.
É nesse texto claro e ao mesmo tempo fiel ao original que Frederico narra as peripécias que sofre Ulisses ao tentar voltar para casa depois da guerra de Troia. O que acontece é que, quando Ulisses finalmente retornava aos braços de sua amada Penélope, é levado por um forte vendaval até a excêntrica ilha dos Lotófagos, e a partir de então dez anos se passam até que ele consiga voltar à sua terra natal.
São as muitas aventuras desse longo regresso - o plano contra o gigante Polifemo, os desdobramentos da magia de Circe, o combate com Caribde, o terrível redemoinho, e com Cila, o monstro de seis cabeças, entre outras - e o tão esperado reencontro com sua pátria que compõem esta versão igualmente cativante da epopeia que, ao lado da Ilíada, constitui o berço da nossa literatura.
Criado e desenvolvido por Eduardo Perez e Pedro Milliet, Results Ltda. © Fundação Dorina Nowill para Cegos. 2015 - 2024 ||| Logotipo do DAISYLATINO.