Logotipo da Dorinateca - Link para Home
Aumentar a fonte Diminuir a Fonte
Muda contraste.



Cadastrar-se | Esqueci a senha
TUTORIAL
Autor: Pedro Milliet
Data: 03 de maio de 1955

ÍNDICE

1. Cadastro
1.1. Busca de Usuários

2. Artigos e notícias

3. Minha biblioteca

4. Contato


1. Cadastro

Para acessar o menu de gestores da Dorinateca, basta fazer login com o seu perfil de administrador e clicar no "E" localizado no canto direito do menu superior:

acesso de administrador

A página será recarregada, clique em "Cadastro" para acessar o formulário a seguir:

cadastro administrador 1

O administrador pode realizar o cadastro de pessoa física ou jurídica com aprovação direta. Primeiramente, escolha o tipo de cadastro e clique em "ENVIAR". Em seguida, será aberta a página de cadastro, no caso de Pessoa Física:

cadastro administrador 4

Para usufruir de todo o material acessível distribuído pela biblioteca on-line, é preciso que o usuário seja deficiente visual e seu cadastro esteja completo. Os campos obrigatórios nesse caso são: nome, sobrenome, maior ou menor de idade (no caso de usuário menor, é obrigatório preencher o responsável), CPF, tipo de documento e numeração, data de nascimento, estado civil, nacionalidade, endereço completo (rua, número, bairro, cidade, estado e CEP), e-mail/login, senha, confirmação de senha, telefone, condição visual e CID. No caso de usuário sem deficiência, são obrigatórios apenas: nome, sobrenome, e-mail, senha, confirmação de senha e estado. Esse tipo de usuário terá acesso apenas a obras de domínio público.

Preencha o cadastro de acordo com o tipo de deficiência e envie para salvar.

No caso de Pessoa Jurídica, o formulário é o seguinte:

Formulário do cadastro de pessoa jurídica

Ao cadastrar uma pessoa jurídica na Dorinateca são necessários os dados de um responsável que se comprometa a disponibilizar as obras do acervo somente a pessoas com deficiência visual. Nesse caso, os campos obrigatórios são: nome instituição, CNPJ, dados do responsável – nome, sobrenome, CPF, tipo de documento e numeração, endereço completo da instituição (rua, número, bairro, cidade, estado e CEP), e-mail/login, senha, confirmação da senha e telefone.

Busca de usuários

A segunda parte da tela é utilizada para fazer a busca de usuários cadastrados tanto para edição dos dados como para alteração do status.

Para verificar usuários cadastrados que precisam de aprovação para começar a utilizar a Dorinateca, acesse o cadastro como administrador e clique no botão enviar. Será aberta a lista de usuários com os status atuais:

cadastro administrador 2

Para alterar o status de algum usuário basta escolher a opção e clicar em "ENVIAR".

Para editar o cadastro de algum usuário da lista, basta clicar no nome desejado. Será aberta a janela de cadastro com os campos preenchidos. Faça as alterações desejadas e envie.

Caso você queira alterar o status ou o cadastro de um usuário específico, digite os dados do usuário que deseja encontrar e clique em "ENVIAR". Na busca a seguir foi utilizado o nome:

cadastro administrador 3

Faça as alterações desejadas no status ou no formulário de cadastro e envie novamente.

Voltar ao topo

2. Artigos e notícias

Para criar ou editar artigos na Dorinateca, é preciso fazer login como administrador. Uma vez logado, acesse a lista de artigos, clicando em "Artigos e Notícias" no menu superior.

Será aberta uma lista com os artigos atuais e a opção para criação de novos artigos.

lista de artigos dorinateca

Para editar um artigo existente, clique no lápis ao lado esquerdo do título.

Para criar um novo artigo, clique no botão + localizado no canto direito superior.

Será aberta a página de edição. Lembrando que, para salvar um novo artigo, é obrigatório o preenchimento do título e do conteúdo.

No campo Título, dê o nome que deseja para o artigo a ser escrito. O campo autor deve ser preenchido com o nome de quem escreverá o texto. No campo data informe o dia em que o artigo foi criado. No campo categoria escolha a opção que melhor se adequa ao tema do artigo atual. O campo resumo é uma breve introdução sobre o tema abordado. O campo tags deverá constar palavras-chave para a classificação do artigo. E o campo Home define se o artigo terá destaque na página inicial do site ou se será visualizado apenas na lista de artigos. Abaixo dos campos está o editor.

Trabalhando com o editor

O editor de artigos funciona como um editor de textos padrão. Possui botões para formatação de fonte, refazer e desfazer, copiar e colar conteúdo de outros aplicativos e em diferentes formatos, zoom, verificação ortográfica, espaçamento do texto, inserção de caracteres especiais, centralização de texto, marcadores de numeração, maximizar a janela, exibir código fonte, inserir citações e alterar estilo da fonte. Além desses botões, o editor apresenta algumas funcionalidades específicas, detalhadas a seguir.

Inserção de imagens

Para inserir imagens no texto de um artigo, utilize o botão (Imagem). Ao clicar nele, será aberta a janela abaixo:

Na primeira aba da janela estão as informações sobre a imagem. No campo URL pode ser inserido o endereço de uma imagem, o campo será automaticamente preenchido caso a imagem seja localizada no servidor. O campo "Texto Alternativo" deve conter uma breve descrição da imagem que será lida caso a mesma não seja apresentada pelo navegador. Você pode definir largura e altura específicas, assim como a borda, os espaçamentos horizontal e vertical e o alinhamento. Ao clicar em "Localizar no servidor", será aberta a janela a seguir.

Clique em "Escolher arquivo" e uma janela do windows explorer será aberta, selecione a imagem na pasta desejada, preencha o título, uma descrição e as tags. Em seguida, clique em "Enviar".

Caso a imagem já exista no servidor da Dorinateca, você pode clicar no botão "Localizar". Ele mostrará a seguinte janela:

processador de imagens de artigos 1

Clique em "ENVIAR" e o programa abrirá uma lista com as imagens encontradas no servidor:

processador de imagens de artigos 2

Ao clicar sobre a imagem desejada, será exibida uma janela com os dados da imagem.

processador de imagens de artigos 3

Clique em "INCLUIR" e o programa voltará para a janela original com a imagem escolhida já inserida no campo de visualização.

processador de imagens 4 dorinateca

Após fazer as alterações desejadas, clique "OK" e a imagem será inserida no decorrer do texto.

processador de imagens 4 dorinateca

 

Voltar ao topo

Inserção de vídeos

Existem duas maneiras de inserir um vídeo no editor de artigos: a primeira é com o link para um site externo em que o vídeo esteja hospedado, a segunda é fazendo o upload do vídeo para o servidor. Daremos preferência ao link externo devido à capacidade limitada de armazenamento.

Para inserir um vídeo como URL, utilize o botão ícone inserir mídia embed (Conteúdo embed de mídia de vários sites). Ao clicar nele, será aberta a janela abaixo:

conteúdo embed de midia 1

Para inserir um vídeo do Youtube, por exemplo, basta copiar a URL e colar no campo apresentado. Em seguida, escolha o tipo de redimensionamento, o alinhamento e clique "OK". O vídeo será inserido no editor juntamente com o player:

video inserido no editor

Para inserir um vídeo local, utilize o botão ícone inserção de video local (Vídeo). Ao clicar nele, será aberta a janela abaixo:

janela inserção de video local

O primeiro campo, "Poster image" é a imagem que será relacionada ao vídeo que você deseja inserir. Abaixo, você pode escolher largura, altura e uma identificação para o vídeo atual. Logo abaixo, está o campo "Source video", é nesse campo que você deverá inserir o endereço local em que o arquivo está salvo. Para fazer isso, clique em "Localizar no Servidor". Ao fazer isso, será aberta a janela a seguir:

processador de videos de artigos 1

Aqui, o processo é bastante parecido com o da escolha de imagens, você pode inserir tanto um vídeo local quanto um vídeo que já esteja no servidor. Selecione o arquivo desejado, preencha os campos e clique em "ENVIAR". Será aberta a janela a seguir:

inserção de video local 1

Voltar ao topo

Inserindo links e âncoras

Para inserir um link para arquivos do tipo mp3, doc, pdf, word, ppt, excel ou zip, você deve utilizar o botão ícone inserção de link (Inserir/Editar Link). Você pode criar um link a partir de um trecho de texto. Para isso, selecione o trecho desejado e clique no botão. Sua tela apresentará a janela a seguir:


inserção de link para mp3 1

A primeira aba da janela mostra as informações sobre o link. No campo "Tipo de hiperlink" você pode escolher três opções: URL, âncora nessa página ou e-mail. No campo protocolo há quatro opções, a mais comum é o "http://". Em seguida, vem a URL do arquivo que você deseja inserir. Caso o arquivo esteja no seu computador local ou no servidor da Dorinateca, utilize o botão "Localizar no Servidor". Ao clicar nesse botão, será aberta uma janela semelhante à de inserção de imagens:

processador de arquivos 1

Aqui, basta seguir os mesmos procedimentos para upload da imagem, preencher os campos e "ENVIAR". Ao fazer isso, o editor retorna para a janela anterior com as informações do arquivo já preenchidas:

processador de arquivos 2

Clique em "OK" e o link será inserido no editor:

inserção de link para mp3 2

Como podemos observar nas imagens anteriores, a janela de edição de link possui outras duas abas. Na segunda aba temos o campo Destino:

inserção de link para mp3 3

Aqui você pode escolher como o link será aberto. Para alterar o comportamento padrão, que utiliza a configuração do browser do usuário, basta selecionar a desejada e clicar "OK".

A aba "Enviar ao Servidor" é uma maneira mais rápida de enviar o arquivo diretamente para o servidor da Dorinateca:

inserção de link para mp3 4

Aqui, basta selecionar o arquivo no local, utilizar o botão "Enviar para o Servidor", seguir os passos para fazer o upload do arquivo e clicar "OK".

Para criar uma âncora, utilize o botão ícone inserção de âncora (Inserir/Editar Âncora). A âncora também pode ser gerada a partir de um trecho de texto, para isso, selecione o trecho desejado e clique no botão. Sua tela apresentará a janela a seguir:

inserção de âncora 3

Preencha o nome da âncora que deseja criar e clique em "OK". Será criada a âncora no texto selecionado:

inserção de âncora 4

Para gerar um link apontando para a âncora recém criada, selecione o trecho do texto desejado e utilize o botão ícone inserção de link (Inserir/Editar Link). Na janela aberta, escolha a opção "Âncora nesta página" no campo "Tipo de hiperlink". Em seguida, selecione o nome da âncora criada:

inserção de âncora 5

Após dar "OK", o link é inserido no texto:

inserção de âncora 6

Ao clicar no link gerado, a tela será movida para o ponto onde está a âncora escolhida.

Inserindo notas de rodapé

Para inserir uma nota de rodapé no decorrer do texto, você deve selecionar o número ou trecho em que a nota será inserida e utilizar o botão ícone inserção de nota de rodapé (Inserir Footnotes). Será aberta a seguinte janela:

inserção de nota de rodapé 1

Insira o texto relativo à nota de rodapé no campo indicado e clique "OK":

inserção de nota de rodapé 2

A nota será inserida como um link:

inserção de nota de rodapé 3

Voltar ao topo

Edição da home

Para editar um dos artigos da Home basta fazer login como administrador, acessar a página inicial do site e abrir o artigo desejado:

edição da home 1

Ao clicar no artigo, ele será aberto no modo leitura. Para editá-lo, clique no lápis ao lado do título:

edição da home 2

O artigo será aberto no modo edição. Faça as alterações desejadas e clique em "ENVIAR".

A home também pode ser editada ao ser acessada com o modo administrador ativo. Para isso, clique no "E" localizado no canto superior direito do menu inicial:

edição da home 3

Agora basta acessar a Home normalmente e todos os textos estarão disponíveis para edição:

edição da home 4

Faça as edições desejadas e, para salvar, clique no botão "SALVA HOME" no canto inferior esquerdo.

Voltar ao topo

3. Minha Biblioteca

A página Minha Biblioteca exibe os últimos títulos que foram baixados pelo usuário logado. Você pode ordenar a lista exibida por Título, Data Descendente, Data Ascendente e Autor:

biblioteca 1

Para fazer o download de uma das obras, basta clicar no título. Serão exibidas as informações sobre o livro escolhido, juntamente com os formatos disponíveis para download:

biblioteca 2

Para fazer o download do formato desejado, basta clicar sobre ele e será aberta a janela de download. O formato e as informações da janela podem variar de acordo com o browser utilizado:

biblioteca 3

O livro, geralmente, estará disponível em um arquivo .zip. Para descompactá-lo é necessário um programa adequado. Escolha o local em que o arquivo será salvo e clique "OK".

Uma vez feito o download, basta descompactar o arquivo e abrir o livro no leitor de sua escolha.

Caso o formato desejado não esteja disponível para download, será apresentada a seguinte mensagem:

biblioteca 4

Voltar ao topo

4. Contato

A página de contato do menu do editor contempla duas funções:
1. Gerenciador do sistema de suporte
2. Gerenciador do sistema de comunicação (Boletins, Newsletters)

No titulo da área do formulário, à direita, há um select para mudar entre as duas funções.
Barra do título do sistema de suporte com o select para mudar a função entre suporte e comunicação (boletim).

Vamos iniciar o tutorial pelo sistema de suporte.

O Sistema de suporte funciona como um sistema de "Tickets de Suporte". O cliente que assim desejar, envia uma mensagem pelo formulário de suporte da página Contato. Esta mensagem fica armazenada no banco de dados da Dorinateca. Todas as interações dos administradores da Dorinateca devem ser executadas pelo site, evitando-se assim a perda de interações ou a duplicação de esforços.

Para atender aos pedidos de suporte, o administrador deve acessar a página de suporte pelo Menu do Editor. Depois de fazer o login com suas credencias de administrador, clique no botão E à direita no Menu Dorinateca. O menu muda para menu do editor, com a letra D aparecendo no canto direito do menu. Clique em Contato neste menu (o botão contato do menu cliente é só para envio de mensagens pelos clientes, não devendo ser usado pelos administradores). 

Menu de uso dos clientes Dorinateca.
Menu Dorinateca (note o botão E à direita, que acessa o Menu do Editor).

Menu para uso exclusivo do editor/admin da Dorinateca
Menu do Editor na Dorinateca (note o botão D à direita, que volta ao Menu Dorinateca)

Uma vez acessada a página de administração dos Contatos, você verá automaticamente a lista de pedidos de suporte em aberto abaixo do formulário para envio de mensagens.

Vamos agora analisar a interface do suporte ponto a ponto:

Página de Contato da Dorinateca em modo suporte.

 

1. Select para alternar entre o modo de suporte e o de Comunicação (Boletim)

2. Select para escolher o tipo de mensagem de suporte (só selecionar quando enviar mensagem inicial para cliente; ao responder, será selecionado automaticamente em função da demanda do cliente).

3. Campo do assunto (só digitar quando enviar mensagem inicial para cliente; ao responder, será preenchido automaticamente com o assunto do cliente).

4. Mensagem. Campo para digitar a mensagem ao cliente (somente texto).

5. Arquivar. Ao enviar uma mensagem par o cliente, o admin pode arquivar a mensagem diretamente no próprio envio. 

6. "Não é possível enviar mensagem sem destinatário." Uma mensagem só pode ser enviada como resposta a uma demanda selecionada na Lista de Suporte ou como mensagem a um cliente a partir do cadastro desse.

7. Este botão captura eventuais mensagens que tenham sido enviadas por email ao suporte, pelo cliente. Se o cliente responde pelo sistema no site, a mensagem aparece automaticamente na lista de suporte, mas se ele envia uma mensagem ou resposta por email diretamente, é preciso acionar esse botão para resgatar a mensagem.

8. Os pedidos de suporte devem ser arquivados depois de solucionados. Este select permite listar os pedidos por modo de arquivo: Todos, Ativos e Arquivados.

9. Número identificador do pedido inicial, data do envio deste e indicação de quem iniciou esta demanda.

10. Botões para Arquivar e desarquivar(Ativo) mensagens de suporte. Ao arquivar a mensagem inicial de uma série de suporte, todas as mensagens da série serão arquivadas automaticamente.

11. Conteúdo da Mensagem inicial.

12. Assunto da mensagem inicial. Ao clicar no assunto inicial, a página de suporte irá carregar a série de mensagens relacionadas a este assunto para interação do admin. Veja tela a seguir...

Tela do suporte mostrando uma série de suporte.Tela de resposta ao cliente:

1. Tipo de contato (fixo pelo cliente)

2. Destinatário da mensagem (automático)

3. Assunto (fixo pelo cliente)

Escreva a mensagem no campo mensagem...

Você pode arquivar a mensagem automaticamente, se esta for o fim de uma série ou uma informação conclusiva.

4. Abaixo da mensagem inicial estão as mensagens da série do atendimento, identificadas e datadas. 

5. O link Veja todos recarrega a pagina com a lista completa de mensagens de suporte.

Voltar ao topo

 

 

 

 

 

 

 

 

O Sistema de Comunicação foi criado permitir o envio de mensagens, boletins ou newsletters para grupos de clientes. 

As mensagens (boletins) podem ser criadas com ou sem formato pré-arquivado. Podem ser salvas para envio posterior e arquivadas. Veja a seguir os detalhes da tela de gerenciamento de Comunicação:

 

Criado e desenvolvido por Eduardo Perez e Pedro Milliet, Results Ltda. © Fundação Dorina Nowill para Cegos. 2015 - 2024 ||| Logotipo do DAISYLATINO.